quarta-feira, 1 de abril de 2009

Sala São Paulo

Hoje fui a São Paulo com a faculdade, visitamos o Masp e a Sala São Paulo. O Masp já o conheço (menos do que gostaria) de longa data, porém foi a primeira vez que fui a uma casa de concertos e em especial a Sala São Paulo, casa da Osesp.

O lugar é muito interessante, pois a sala foi construída onde antes era o jardim interno da estação Júlio Prestes ou Estação da Luz o que foi bastante complexo uma vez que o prédio da estação é tombado e possui grande ruído a sua volta por ser uma estação e estar na região central da cidade.


A sala é dotada de sistemas moderníssimos de estrutura e mobiliário para dar melhor acústica durante ensaios e apresentações e além de tudo muito bonita. Porém a diferença entre dentro e fora do prédio é gritante, a madeira de lei das portas separa dois mundos que não dialogam: a cultura destinada a poucos em geral das classes média e alta e a pobreza da cracolândia onde crianças jogam futebol disputando espaço em meio a vendedores ambulantes e moradores de rua viciados em drogas.

A revitalização do centro que visa expulsar os pobres da região já está sendo feita esperaremos pela terceirização da vida deles também.

Outra tristeza (bem egoista) é que minha máquina fotográfica é muito limitada me deixando fotos boas apenas do exterior onde havia luz natural...

Nenhum comentário: