sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Jean-luc quem??

As vezes eu me sinto muito burra! Conversei com muitas pessoas e todas acham que o tal do Godard é um gênio!

O primeiro filme que vi achei meio fraco foi o "Je vous salue Marie" meio estranho, muito bem filmado mas com um roteiro sem pé nem cabeça. Pesquisando sobre, descobri que o tal filme não era considerado um grande filme nem pelos fãs, logo, achei que tinha começado pelo pé esquerdo e fui até a video locadora buscar a obra-prima do diretor: "Acossado".

Mais uma vez, o filme tem alguns momentos brilhantes referentes a direção: cortes belíssimos, tomadas longas que refletem a época e os personagens; entretanto o roteiro é tão ruim e mal estruturado quanto o do filme anterior. Tanto que, tudo de maravilhoso que há no filme caberia em um curta metragem tranquilamente, e sendo assim, poderia ser considerado um feito genial mas em uma hora e meia soa extremamente enfadonho.

Ontem dei a última chance ao tal do Jean-luc, baixei e assisti - uma vez que não tem em nenhuma vídeo locadora - o "Une femme est une femme" ou em português "Uma mulher é uma mulher" e mais uma vez achei a direção muito bem feita mas o roteiro é fraco, superficial embora tenha algumas boas passagens além de referencias maravilhosas a sétima arte.

Então, frente a tudo isso ratifico minha opinião, acho que o Godard é um cineasta menor. Acho uma afronta quando dizem que François Truffaut é menor, uma vez que acompanhando sua filmografia vemos pérola como: "Jules et Jim", "Fahrenheit 451" , "Noite americana" e ainda a magnifica série "Os incompreendidos" todos com roteiro e direção muito bons.

O Godard é sim um bom diretor e um brilhante crítico de cinema, apenas acho que os roteiros dele são fracos. Enfim, o Truffaut é mestre! e o Godard é bom.

Mas se você discorda faça um comentário...rs

2 comentários:

André Rocha disse...

Como cineasta, Godard é um excelente crítico...acho exagero falar que ele é "normal"...como cineasta ele é bom, mas só bom; e eu tenho direito que não gostar, rs...(mas quero ver esse último aí que você disse...Anna Karina é bonita, pelo menos, rs)Beijo!

Anônimo disse...

Vou fazer uma errata, vou trocar o normal por bom. Dos diretores que costumamos comentar o normal é ser bom, ser genial é para poucos...rsrs

Beijo e obrigada por manifestar sua opinião aqui...rs